Traço de caráter masoquista

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos​

Esse quarto traço de caráter se forma aos 2 anos e meio e vai até mais ou menos, seus 3 anos e meio de idade. Nesta fase, o processo de mielinização está localizado na coluna lombar da criança, o que significa que agora ela tem controle das pernas, quadril e de toda a musculatura dessa região.  A criança está na fase do desfralde, uma vez que a mielinização chega nessa região, a criança supostamente já consegue ter controle também do seu esfíncter anal e mictórios, o que possibilita ela segurar o cocô e o xixi.

Acontece que nessa fase do desfralde onde a criança já sabe falar bem, andar e está mais independente, existe uma expectativa – e as vezes uma cobrança – do adulto cuidador de que aquela criança já saiba controlar o xixi e o cocô, que ela aprenda a não fazer sujeira na roupa, ou que pelo menos, ela consiga avisar quando estiver com vontade.

Mas a realidade, não corresponde a expectativa. A criança só terá mesmo condições de controlar o seu cocô quando ela tiver força suficiente nas pernas para sustentar o seu corpo, força por exemplo para subir escadas sem ajuda. Essa força nas pernas é o sinal de que a mielinização já atingiu o grau de amadurecimento total esperado para aquela fase. Antes disso, a criança não terá nem controle, nem sensações naquela região, e por isso, ela ainda não está madura o suficiente para o desfralde.

Sem controle e sem sensações ali, a criança não conseguirá identificar a hora de avisar que quer ir ao banheiro, muito menos conseguirá segurar a vontade, e fará sujeira. O xixi e o coco simplesmente vazam, sem a criança sentir o alerta.

Eu chamei a atenção das pessoas pela "merda" que eu fiz.

Diferente da atenção que ele recebia quando fazia gracinhas, agora essa atenção tem um tom diferente, um tom pesado de cobrança e decepção. Fazendo errado, ele decepciona seus pais, e todas
as novas pessoas que compartilham o mundo com ele. Sente a cobrança, a dor da crítica e assim, sente a dor de ser humilhado.

A humilhação é a dor do masoquista.

Lembra que essa criança agora tem controle na região do bumbum e das pernas?! Então… Isso é muito importante para entendermos como funciona o corpo e a mente de um masoquista.

Uma vez que aquela criança fez cocô ou xixi, foi cobrada, criticada e sentiu-se humilhada por algo que ela não tinha compreensão e controle, agora para ela não sentir essa dor, ela desenvolve uma forma para sobreviver aquele mundo de expectativas e cobranças, travando e contraindo os músculos do bumbum para que ela não faça mais “merda”.

Por isso o traço de caráter masoquista carrega uma atmosfera diferente. Um clima de tensão, peso e de muita força.

Isso porque ela acaba interpretando que precisa segurar para não ser humilhada de novo. E nesta lógica de segurar e suportar, essa criança e futuramente, esse adulto irá colocar tudo no mesmo pacote, seu xixi, seu cocô, seus sentimentos, seus pensamentos, suas dores e frustrações.

Imagine um corpo mais tenso, modelado para dar conta de tudo que segura. Um corpo pesado com uma musculatura contraída e forte. Essas características dão ao corpo do masoquista um aspecto quadrado, chapado, sem definição muscular.

Suas pernas têm um formato reto, dando para as coxas, a panturrilha e calcanhar, quase a mesma largura, lembrando muito um troco um uma pata de elefante. Para segurar todo esse peso, os joelhos se abrem para fora e os pés acompanham esse desenho que faz o masoquista parar sempre com seus pés em v.

Por carregar tanto peso nas costas, os seus ombros são caídos, e nas costas, uma “corcundinha”.

A textura da pele também é uma característica importante quando se fala deste traço de caráter, pois para ele “dar conta de tudo” sua pele precisa ser do tipo “casca grossa” e por isso tem uma textura e uma aparência mais densa, firma e dura, como se fosse um casca.

Você poderá ver esse tom de tensão e peso nos olhos de um masoquista. Na região abaixo dos olhos, as olheiras virão acompanhadas de bolsas bem gordinhas para fora, e as sobrancelhas caídas sobre os olhos. Diferente dos orais, esse formato caído não tem a sensação de tristeza, mas sim a expressão de preocupação.

Assim como o corpo, a cabeça também tem um aspecto quadrado com linhas mais retas. Os músculos do maxilar ficam sobressaltados e tensionados por conta da força que ele faz para manter a boca trancada. Essa força irá interferir na formação da arcada, que será desorganizada com dentes tortos, segurando a pressão de segurar a raiva para ele não explodir.

Ser um masoquista pode ser terrível ou pode ser incrível, depende se ele estiver vivendo na dor ou no recurso.

Com tanta força, e por ter habilidade de segurar, ele é o traço de caráter mais confiável, e quando ele se sente seguro, ele entrega toda a força que ele tem de forma saudável. Ele carrega a energia da execução e da solidez. É mais lento, porque ele é extremamente detalhista e preciso.

Uma característica importante de todos masoquistas é a explosão ou a implosão, que é a forma que ele escolhe lidar com a sua raiva. Ou ele joga tudo pra fora, como um metralhadora, destruindo o que estiver pela frente, ou ele irá se autodestruir, jogando a raiva que ele sente contra ele mesmo.

Exposição sem um roteiro, improviso e criatividade, espontaneidade, não são os pontos forte de um masoquista. A mente dele está programada para executar e para não fazer merda, ou seja, conte com ele para assuntos que pedem consistência, sigilo, atenção aos detalhes e pressão.

Ele realmente aguenta o que ninguém aguenta.

Eles são verdadeiramente fortes. Um gigante, mas o mais importante que um masoquista precisa saber é que ele não precisa dar conta de tudo. Ele pode escolher o que aguentar. É muito fácil fazer de um masoquista na dor um capacho ou um burro de carga. E isso definitivamente não é justo.

É nosso papel respeitar cada traço de caráter e criar um ambiente seguro para que ele possa ser quem ele é vivendo em pleno recurso e de forma saudável.

Está se surpreso com conteúdo?! Descubra mais sobre você, continue lendo e conheça na sequência, o próximo traço de caráter rígido.

Agende sua sessão